Laser em Odontologia
A utilização do Laser é uma das grandes inovações no tratamento odontológico nos últimos anos e está ao seu alcance.
O laser de baixa intensidade tem mostrado excelentes resultados no controle da dor, redução dos processos inflamatórios e na aceleração da cicatrização.
O laser cirúrgico proporciona muitas vantagens em relação às cirurgias convencionais, entre elas o menor trauma cirúrgico, menor sangramento (efeito hemostático) mantendo o campo operatório limpo, menor lesão nos tecidos adjacentes e melhor pós-operatório, sem necessidade de sutura (levar pontos).
Promove a remoção de cáries incipientes.
O QUE É O LASER?
Laser é uma luz amplificada que apresenta características específicas, atuando em diversas áreas de modo seletivo. Existem diferentes equipamentos que ao emitir determinado tipo de energia irão promover o efeito desejado sobre um tecido em particular.
APLICABILIDADE EM ODONOTOLGIA
Tratamento Periodontal: são utilizados no tratamento das infecções periodontais com excelentes resultados, devido à sua capacidade de redução microbiana.
Tratamento de Aftas e Herpes Labial: a redução da sintomatologia dolorosa e a rapidez na reparação cicatrização. Protocolos de prevenção de Herpes Aftas também podem ser empregados em casos de pacientes recorrentes das lesões.
Tratamento da hipersensibilidade: efeito analgésico e antinflamatório promovido pelo laser, com reparação pulpar mais eficaz.
Prevenção de Cárie Dental: a limpeza da superfície do dente com o laser associado a agentes químicos diminui a suscetibilidade a cárie dental.
Cirurgia em tecidos moles: os lasers podem ser utilizados para a realização de cirurgias de tecidos moles da cavidade oral proporcionando menor sangramento, maior conforto após a cirurgia e uma boa cicatrização, além da diminuição do tempo cirúrgico. Como as realizadas para recontorno gingival após a remoção de aparelhos ortodônticos e a remoção de freio labial e ou lingual.
Remoção de Pigmentação Gengival: os Lasers são utilizados para remoções de manchas gengivais proporcionando ao paciente melhor estética com maior conforto no pós-operatório.
Mucosite Oral: Pacientes que são submetidos a Quimioterapia podem desenvolver Mucosite, que são grandes úlceras espalhadas por toda cavidade oral gerando muito desconforto ao paciente. Nesses casos existe o tratamento com Laser, que além de alívio na dor, provoca aceleração no processo de cicatrização dessas lesões.
Clareamento Dental.
Outras Aplicações.